Mindfulness para a força policial

A atividade policial é repleta de responsabilidades para com a segurança da população. Também os policiais têm que dominar várias habilidades de relacionamento com as pessoas, atenção às diferentes situações no seu dia a dia. Por fim, as exigências de concentração mental e física demandam controle do estresse e exaustão física.

O Mente Aberta possui um programa especial, desenvolvido para policiais, justamente para aumentar a sua qualidade de vida tanto no trabalho e na vida pessoal.

Guarda Civil Metropolitana

Firmamos no ano de 2016 uma parceria com a Guarda Civil Metropolitana disponibilizando o programa de mindfulness para todos os servidores. Nossa proposta para a Guarda Civil consiste na participação do programa composta por práticas de regulação da atenção para o melhor manejo do estresse, prevenção do Burnout (exaustão física e mental devido à profissão), e melhora da qualidade de vida.

O objetivo do programa é a redução do estresse dos policiais da ansiedade e a prevenção da exaustão física e mental decorrente da profissão. Fomos muito bem recebidos, inicialmente pela GCM. Fechamos um contrato de parceria divulgado do Diário Oficial do município. As negociações começaram em junho de 2016, e os grupos foram trabalhados a partir de agosto de 2016. A cada término de um grupo inicia-se outro.

Polícia Militar de São Paulo

Em agosto do mesmo ano fechamos a parceria com a Policia Militar, através do Comandante da região de Santo Amaro.

Mais de 130 policiais já passaram pelo programa, Guarda Civil Metropolitana (GCM) 70 pessoas e Policia Militar e Civil 60 pessoas.

Começamos com uma entrevista inicial e uma palestra de sensibilização; depois realizamos o programa de oito sessões, uma a cada semana, com duração de duas horas. No primeiro e no último encontro, entregamos um caderno de pesquisa pelo qual avaliamos a saúde do participante – ansiedade, nível de estresse dos policiais, de atenção, de qualidade de vida, dados relacionados à profissão à sua profissão. Depois dessa intervenção, os dados são coletados para analise, para divulgar esses indicadores em trabalhos científicos.

diario oficial parceria mente aberta x guarda civil metropolitana sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *