Professional Training

O curso de formação de instrutores de MBCT é uma parceria entre o Centro Mente Aberta – Mindfulness Brasil, da UNIFESP, e o Oxford Mindfulness Center, da Universidade de Oxford, trazendo essa formação pela primeira vez ao Brasil.

O curso é dividido em 4 módulos:


Módulo 1 e 2 - Foundational Training:


Dado em formato de retiro de 6 dias, os estudantes passam por todo o programa do MBCT em imersão, o vivenciando como participantes. Na segunda etapa, os estudantes passam por um treinamento como instrutores, com dinâmicas para o aprendizado das práticas, intenções do programa e de cada sessão, além da teoria e evidências científicas da eficácia do programa.


Módulo 3: Aprofundamento na prática pessoal

Nesse módulo o estudante deve se aprofundar em sua prática pessoal diária, incorporando as práticas do MBCT no seu cotidiano. Deve, também, participar de um retiro de mindfulness de pelo menos 5 dias em silêncio, como forma de aprofundamento na prática pessoal.


O estudante pode dar um curso de MBCT como instrutor sob supervisão (obrigatoriamente). São exigidas, no mínimo, 3 supervisões durante o grupo de MBCT facilitado pelo instrutor em formação. Essa supervisão pode ser feita diretamente com os supervisores do Oxford Mindfulness Center (online e em inglês) ou com os supervisores do Mente Aberta (online e em português).


Módulo 4: módulo final

No módulo final há o aprofundamento em aspectos teóricos do MBCT e refinamento de habilidades essenciais para o professor instrutor de MBCT.


O curso de formação de instrutores de MBCT é destinado a profissionais da saúde mental, com experiência clínica. Além disso, é exigido que o estudante tenha experiência com mindfulness (programas baseados em mindfulness) e tenha uma prática diária pessoal de pelo menos 1 ano.


Para maiores informações sobre o curso de formação de instrutores de MBCT: mbctbrasil@mindfulnessbrasil.com


Para mais informações sobre o programa MBCT:


- Segal, Z. V., Williams, J.M.G., e Teasdale, J. D. (2013). Mindfulness-Based Cognitive Therapy for depression. New York: Guilford Press. (MBCT Professionals Manual – New revised edition).