Como ler com atenção plena?

jun. 06, 2018

 Neste post vou dar algumas dicas sobre como podemos usar a leitura para praticar atenção plena; e também o contrário, como utilizar o mindfulness para praticar uma leitura mais atenta. A leitura é uma atividade fundamental na nossa sociedade. Hoje, o acesso à leitura está ainda mais facilitado por meio das novas tecnologias. Podemos ler em qualquer local e tempo usando um smartphone, tablet ou computador.

Ao mesmo tempo, as próprias tecnologias têm tirado um pouco de nosso poder de concentração, principalmente quando os textos são mais longos, como quando paramos de ler no meio de um parágrafo ou frase para poder atender ao celular, ou para checar uma mensagem na rede social. Isso se soma ao fato de que naturalmente podemos nos dispersar durante a leitura, tendo que voltar algumas páginas com certa frequência.

Assim, a leitura pode ser uma oportunidade para praticarmos a atenção plena, possibilitando a obtenção de dois benefícios ao mesmo tempo: a aquisição de novos conhecimentos e o cultivo de mindfulness em nosso dia a dia. O convite é para que possamos passar de uma leitura desatenta e multitasking (fazendo várias coisas ao mesmo tempo) para uma leitura mais consciente (mindful reading), prazerosa e efetiva.


Veja algumas dicas para uma leitura mindful

  • Encontre um tempo reservado para se concentrar na leitura, mesmo que sejam 15 ou 20 minutos, em vez de colocar leitura dentre as várias outras atividades do dia. Evite, por exemplo, ler ao mesmo tempo que come ou assiste TV;
  • Opte por mesclar a leitura de textos ou livros “por prazer” com as leituras “por necessidade” ou obrigação, assim a leitura poderá ser desfrutada, e não se torna apenas mais um item em nossa crescente lista de tarefas;
  • Considere ler a versão em papel, impressa, assim as interrupções potencialmente serão menos frequentes. Logicamente essa dica funcionará melhor se também deixarmos nosso celular, tablet ou computador um pouco de lado durante a leitura;
  • Ao mudar de página, aproveite para, por alguns instantes, observar a qualidade e quantidade da luz, a cor, e até o cheiroda tinta na página (se for impressa), e sinta também o peso e o contato do livro ou do aparelho em suas mãos. São como pequenas pausas de consciência durante a leitura;
  • Tenha a intenção de tomar consciência, durante a leitura, do momento em que a mente divaga em alguma palavra ou frase, ou devido à uma interrupção. Isso é natural, e deve ser encarado como parte do processo de leitura. Ao tomar consciência intencionalmente desses momentos de distração, numa atitude de curiosidade e abertura (sem autocrítica), criamos também um espaço de escolha para podermos voltar à leitura de maneira consciente (momento de meta-cognição ou auto-observação consciente). Isso é diferente de se perder em pensamentos, imagens e narrativas mentais no “piloto automático” por vários minutos ou horas;
  • Por fim, aproveite para se observar durante a leitura, tomando consciência de como o conteúdo do texto, ou determinada palavra ou frase, geram determinadas sensações, mudanças do estado emocional, tipos de pensamentos ou impulsos. Ou seja, podemos observar como aquela leitura afeta nossa experiência; e também notar como o nosso estado mental e emocional daquele momento interfere na nossa leitura, talvez gerando mais distrações e menos concentração (no caso de emoções intensas), ou, por outro lado, potencializando a possibilidade de desfrutar da leitura (num estado de bem-estar).

Boas leituras com atenção plena!


REFERÊNCIA:

David Gelles. How to Be Mindful While Reading. NYT, 2017.


PARA SABER MAIS SOBRE MINDFULNESS

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Fonte – Mindfulness Para o Dia a Dia


Compartilhe

LEIA TAMBÉM

21 mar., 2024
Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos. Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos. Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional. PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Mindfulness é religião? Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios. Em quais situações podemos utilizar Mindfulness? Os programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de: Ansiedade e depressão; Dor crônica; Dependência de álcool, tabaco e outras drogas; Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais; Obesidade e sobrepeso; Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional); Transtornos mentais em geral. Qual o sentido de "aceitação" em Mindfulness? É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia. O que são IBM'S? As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.
um livro chamado a ciência da compaixão tem uma flor de lótus na capa
Por Mente Aberta 08 mar., 2024
Livro com o título La Ciencia de la Compasión
uma mulher está digitando em um laptop em uma mesa.
Por Vanessa Costa Lima 24 mai., 2023
Vamos começar te contando que há comprovação científica para a melhoria da saúde mental e da performance em ambientes corporativos onde se estimula a prática de Mindfulness. Mindfulness pode ser entendido como um treinamento do “músculo” da atenção, deixando nossa mente mais focada e menos dispersa no dia a dia, com mais consciência e menos […] O post Você se preocupa com a saúde mental no ambiente corporativo? apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.
TODAS AS LEITURAS
Share by: